13 dicas para uma alimentação saudável

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Hoje apresentamos-lhe 13 dicas para uma alimentação mais saudável.
Esta é uma compilação das várias regras gerais de alimentação que o podem ajudar a ter um estilo de vida que promove saúde.

Saiba qual a alimentação mais benéfica para o SEU organismo, conheça o Exame Integral Funcional.

 

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Escolha os melhores produtos para a sua alimentação, sempre que possível prefira produtos frescos.

Tomar sempre o pequeno almoço, pois é a refeição mais importante do dia

Tome sempre o pequeno almoço, pois esta é a refeição mais importante do dia.

Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos e nas proporções por ela sugeridas

Inclua nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, tendo em conta as proporções por ela sugeridas.
Cereais e derivados, tubérculos 28%
Hortícolas 23%
Fruta 20%
Lacticínios 18%
Carnes, pescado e ovos 5%
Leguminosas 4%
Gorduras e óleos 2%

Imagem ilustrativa de Variedade de alimentos

Varie o mais possível os alimentos, fazendo refeições diferentes e variando ao longo da semana.

Quinta dica de alimentação saudável com imagem de uma ampulheta

Não deixe passar mais de três horas e meia entre refeições.

Evite alimentos com muito sal - imagem de um saleiro tombado a derramar sal

Evite o excesso de sal nos alimentos.

cubos de açucar

Evite alimentos açucarados.

batatas fritas mergulhadas em óleo

Evite os fritos e as ementas com muita gordura. Quando tiver mesmo que fritar, opte por utilizar azeite em vez de óleo, e em pouca quantidade.

laranja, pêra e maçã

Coma diariamente pelo menos três peças de fruta.

Legumes apetitosos num prato de carne

Consuma produtos hortícolas no prato ou em saladas com abundância.

Pão escuro

Prefira pão escuro (mistura de centeio e trigo) do tipo saloio ao pão mais branco (trigo).

imagem de peixe escalado com camarões

Coma peixe pelo menos quatro vezes por semana para ter uma alimentação mais saudável e saborosa!

imagem de mulher a beber água

Beba líquidos em abundância (água simples, limonada ou refrescos sem açúcar e infusões de ervas).

Para muito mais dicas e dicas específicas para si, tendo em conta as características únicas do seu organismo venha conhecer o Exame Integral Funcional.